Alimentos e seus benefícios



Conheça os alimentos que nos beneficiam nas festas

Em época de festas é comum o consumo de alimentos e preparações culinárias típicas. Porém, muitas vezes passam longe do light ou das baixas calorias.
Além do fator calorias, na hora da alimentação é importante também levar em conta o fator saúde.
Existem alimentos conhecidos como funcionais que proporcionam benefícios ao organismo. Por incrível que pareça, entre esses alimentos estão alguns que são típicos das comemorações natalinas e que devem ser consumidos não somente neste período do ano, mas diariamente, nas quantidades adequadas.  Leia mais...



É um Alimento Completo?

Soja
Conhecida há mais de 5000 anos, no Oriente, a soja, nas últimas décadas, tornou-se um produto bastante conhecido. O grão e alguns de seus derivados são conhecidos como "alimentos completos".
Deve-se saber, no entanto, que nenhum alimento pode ser considerado completo por si só, pois não possui a variedade de nutrientes de que necessitamos diariamente. Leia mais....




 


Quinoa o superalimento

Originário da Bolívia, a Quinoa é um grão com alto teor nutritivo. Com sabor leve, semelhante a soja esse pequeno alimento é rico em proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além da grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras. Leia mais...

 



Conheça algumas opções e economize

Peixes baratos e saudáveis
No verão, para manter o corpo em forma e saudável, o que mais queremos são refeições leves. Para substituir a pesada carne, o peixe é uma ótima alternativa, pois além de ter uma digestão melhor, ele oferece muitos benefícios ao organismo.Leia mais...


Benefícios da Banana Verde




A banana figura entre uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor. É rica em carboidratos, vitaminas e minerais.

banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos, como a farinha e a biomassa (polpa e/ou casca verde cozida), devido ao seu alto conteúdo de amido e fibras.




Vamos consumi-lo com maior freqüência???




O arroz integral mantém suas qualidades nutritivas pois seu grão está completo, com todos os nutrientes que originalmente a natureza lhe forneceu.

Vitaminas, minerais e vários antioxidantes estão presentes no arroz integral.

Entre as vitaminas, as do complexo B se destacam – B1, B2, B3, B6, essenciais para a formação de energia pela célula e na produção de neurotransmissores.

Entre os minerais, o magnésio é o mais importante, além de fósforo e potássio. Magnésio é um mineral que se encontra deficiente em grande parcela de nossa população, e com funções variadas dentro de nosso corpo. Isto inclui a síntese de serotonina, a contração da musculatura, a formação óssea e a produção de energia, entre outras. Além de ser um mineral com propriedade relaxante.

O arroz integral é riquíssimo em fibras, proteínas, magnésio e vitaminas do complexo B, torna-se um alimento especialmente importante para quem quer emagrecer porque ele dá saciedade, reduz colesterol e glicose sangüínea, ajuda no tratamento da ansiedade e da depressão, devido a estes nutrientes que o compõe.

Em termos de benefícios à saúde, o arroz integral contém três vezes mais fibras do que o refinado, e também possui cinco vezes mais vitamina E, e quatro vezes mais magnésio.



Dicas:



Tanto faz, integral ou polido, o arroz não pode ser refogado (fritar). Deve-se colocar o arroz em água fervente junto dos temperos que vc já está acostumada a usar (óleo, sal, alho, cebola).

Tempere seu arroz integral com especiarias, amêndoas, uva passa, damasco picado, enfim, são tantas possibilidades.

Começe a introduzir aos poucos o consumo do arroz integral ou misture-o





Originária da Ásia, a semente de linhaça pertence à família das Lináceas e é obtida a partir do linho, uma das plantas mais antigas da história. Apesar do consumo da linhaça ser relativamente novo na atualidade, esta é uma das sementes oleaginosas mais tradicionais de todos os tempos.




A semente de linhaça se destaca como sendo um alimento funcional, já que apresenta alguns nutrientes específicos que podem trazer diversos benefícios à saúde. São eles:



Lignana: um composto fitoquímico que, segundo estudos da atualidade, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

Ácidos Graxos Ômega 3 e Ômega 6: destacam-se por seu potencial preventivo. Muitos estudos mostram que esta gordura é um protetor do coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico, reduzir inflamações, atuar na redução do colesterol total e triglicerídeos e ainda retardar a coagulação sanguínea.

Fibras Solúveis e Insolúveis: além de regular o trânsito intestinal prevenindo o câncer de cólon, se destacam por retardar a absorção de glicose e colesterol no intestino.

A semente de linhaça também possui as vitaminas B1, B2, C, E e caroteno e os minerais ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Existem dois tipos de semente de linhaça: dourada e marrom. Não existem diferenças na composição dos dois tipos, já que as duas são compostas pelos mesmos nutrientes e mantém o mesmo potencial funcional. Porém, a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada é plantada em regiões frias.



Todos os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, pois como a casca da semente é muito dura, sua digestão é comprometida podendo passar direto pelo trato gastrointestinal, reduzindo a absorção de seus nutrientes. Após moída, a semente deve ser mantida sob refrigeração e longe da luz, para evitar a oxidação das gorduras.



A utilização da semente de linhaça pode ocorrer de diversas formas. Pode ser utilizada como complemento de inúmeras preparações: pães, bolos, biscoitos, cereais, bebidas, e até adicionadas a sucos, vitaminas, saladas, sobremesas, iogurtes e sopas.



Pimentas e seus benefícios

Além de ajudar a emagrecer, as pimentas fornecem ótimos benefícios à sua saúde. Selecionamos 9 tipos para você se deliciar e variar nas receitas

         
Pimenta emagrece!




A pimenta é uma eterna incompreendida. Apesar de fazer bem à nossa saúde, o tempero ainda carrega a fama de malvado. Se você também pensa duas vezes antes de apimentar seus pratos, saiba que essas plantinhas ardidas têm função antioxidante, bactericida e descongestionante. Elas controlam hipertensão, aliviam enxaquecas e protegem contra o câncer. Gostou dos benefícios? Tem mais: pimenta ajuda a emagrecer! A substância que dá o ardidinho ao tempero queima calorias. Segundo um estudo realizado por cientistas do Canadá, a pimenta aumenta a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo. Com isso, o organismo derrete o estoque de gordurinhas. Veja como aproveitar tudo que a pimenta tem para oferecer à sua saúde! 



Por que pimenta emagrece? 

Graças a uma substância chamada capsaicina, a pimenta é considerada um alimento termogênico. Isso quer dizer que ela obriga o corpo a gastar energia durante o processo digestivo. "Ela aumenta o gasto calórico e, assim, ajuda a emagrecer", ensina a nutricionista Erica Lopes. 
  
Caiena 








Extremamente picante, é ideal para picles, peixes e carnes. Regula a pressão. 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
Calabresa 




Bem picante, combina com aperitivos e molhos vermelhos. Alivia os sintomas da enxaqueca e mata bactérias. 
  
Da-jamaica 




Perfeita para acompanhar tortas, peixe ou frango assados, bolinhos de carne e molho de tomate. Deixa sua pele mais jovem. 
  
De-cheiro 




Perfumada, combina com carnes brancas e saladas. Combate o envelhecimento. 
Dedo-de-moça 




De aroma suave, pode ser consumida fresca, curtida, seca ou em molho para acompanhar carnes. Alivia dores de cabeça, problemas musculares e má digestão. 
Do-reino branca 




É a mais indicada para molhos brancos, conservas de legumes e a maioria das receitas salgadas. Como dissolve o muco dos pulmões, tem ação expectorante. 

Foto: Dreamstime



Do-reino preta



Carnes, peixes, molhos, saladas e conservas ficam deliciosos com essa pimenta. Ela age como um bom descongestionante. 
Malagueta 




Rainha do acarajé e do vatapá, está presente em vários pratos da culinária brasileira, incluindo a tradicional feijoada. Experimente incluir um pouco de malagueta no molho de peixe: fica uma delícia! Além de combater dores em geral (na cabeça e nos músculos, principalmente), ela ajuda o estômago a digerir melhor os alimentos - desde que consumida sem excessos! 
Síria 




Ideal para ser usada em pratos árabes, como quibes e esfihas, fica boa também no picles. Acaba com os gases e melhora a digestão. 
  


                                                        


Feijão branco



O feijão branco é perfeito para quem não consegue cortar massas e pães da dieta. Ele possui faseolamina, proteína capaz de detonar os carboidratos, retardando sua digestão. No entanto, só funciona em forma de farinha e cru. Rale, triture e peneire os grãos. Meia hora antes do almoço, dissolva uma colher (café) da farinha em um copo de água e beba.


Farinha de banana verde




A banana é uma poderosíssima combatente à barriguinha quando ainda está verde e bem durinha! O benefício é tanto que nutricionistas funcionais criaram um purê, conhecido como biomassa. Essa substância, feita do amido da fruta, retarda a digestão dos alimentos e ajuda a controlar a fome. O amido chega até o intestino e lá, alimenta bactérias do bem. O intestino fica mais saudável e absorve com mais facilidade o cálcio, o magnésio e o zinco, minerais que fazem o metabolismo trabalhar mais. A farinha é vendida pronta, geralmente em casa de produtos naturais. Misture duas colheres (sopa) da farinha com um copo de água e tome 30 minutos antes das refeições.




Já é comprovado que existem algumas ervas que são utilizadas para fazer chás que favorecem o processo de emagrecimento, por terem propriedades diuréticas, desintoxicantes, laxativas e que diminuem a ansiedade, além de acelerar o metabolismo e a queima de gordura.



Mas, se você está interessado em emagrecer e busca no chá a solução de seus problemas vá com calma: existem chás específicos para a tarefa, e eles não tomam o lugar de alguns alimentos. A bebida deve ser unida à alimentação saudável, pois só assim o corpo terá os nutrientesque ele precisa – como fibras, carboidratos e vitaminas. Portanto, o uso do chá deve servir como um complemento. 



ALGUNS CHÁS QUE AJUDAM A EMAGRECER E FAZEM BEM À SAÚDE: 



- CHÁ VERDE E CHÁ BRANCO: possuem altas concentrações de antioxidantes, acelera o metabolismo, ajuda a diminuir o tecido adiposo. Estudos também demonstram um aumento no gasto calórico.



- CAVALINHA: rica em sílica, potássio e cálcio, possui excelentes propriedades digestivas, depurativas e diuréticas;



- HORTELÃ, CAPIM-LIMÃO, CAMOMILA, MELISSA E JASMIM: geralmente indicados como calmantes, para relaxar e para que haja uma diminuição na ansiedade.



- CHÁ-MATE: possui algumas substâncias que os chá verde e branco também possuem (polifenóis do grupo das catequinas). 



OS FAMOSOS: CHÁ VERDE E CHÁ BRANCO



Segundo a nutricionista Cibele Crispim, apenas o chá verde não resolve. "Se o consumo desses chás não estiver associado a uma dieta saudável e controlada em calorias, não resolve".



O chá branco possui as mesmas propriedades do verde, pois é tirado da mesma planta (Camelia sinensis), mas apresenta maior poder antioxidante e termogênico (transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação).



Porém, estas diferenças aparecem por causa do modo de produção, como explica Mariana, “Para a obtenção do chá verde, brotos e folhas são colhidos e colocados para secar ao sol. Em seguida, as folhas são submetidas ao vapor (fumegadas), enroladas e voltam a ser secas por mais dois dias, em média. Já para o chá branco, somente os brotos mais jovens, ainda cobertos por uma penugem branca, são colhidos”.



Na produção do chá branco, os brotos secam naturalmente, sendo menos processados que as folhas do chá verde, garantindo maior concentração de polifenóis. E para manter sua cor característica, retiram-se da árvore apenas os botões fechados.



MITOS E VERDADES SOBRE CHÁS



As nutricionistas Mariana Duro e Cibele Crispim selecionaram alguns mitos e verdades sobre os chás. Fique atento e acabe com suas dúvidas:



VERDADES 



1. A utilização de vegetais no auxílio ao tratamento de doenças, conhecido como fitoterapia, é uma forma de tratamento natural, porém, se mal utilizada, pode causar sérios danos ao organismo.



2. Utilize somente plantas que tenham fundamentação científica. Ou seja: que suas propriedades tenham sido estudas e comprovadas pela ciência, em uso medicinal e terapêutico.



3. As ervas não devem ser preparadas em utensílios de metal, pois causam alterações em seus princípios ativos e no seu sabor.



4. Os recipientes indicados são os de vidro, louça ou esmalte.



5. Os chás não devem ser consumidos 24 horas após sua preparação. Passado este período, entram em fermentação.



6. Também não deve ser utilizado o mesmo tipo de chá por mais de 30 dias seguidos, pois o organismo vai responder cada vez menos às substâncias benéficas.



7. Além do verde e branco, o chá mate possui alta concentração de antioxidantes, associados em vários estudos à diminuição do risco de câncer e de doenças cardiovasculares. 



MITOS 



1. Consumir uma alimentação rica em gordura, carboidratos simples, sem fibras e sem restrições de quantidades e tomar chá emagrecedor (diuréticos, laxativos, que aceleram o metabolismo) que fará com que haja perda de peso.



É mentira porque... A ingestão dos chás com a finalidade de perda de peso tem que ser aliada à uma alimentação equilibrada e saudável.



2. Tomar chá verde após as refeições ajuda a perder peso



É mentira porque... O chá verde realmente faz com que haja queima de gordura, no entanto, deve ser consumido longe das principais refeições (almoço e jantar), pois ele compete com a absorção de alguns nutrientes como o ferro, por exemplo.



Achei muito interessante esta matéria e resolvi postar alguns tópicos, embora ja tenha colocado algumas destas informações anteriormente, é válido sempre lembrar.






MARACUJÁ O BLOQUEADOR NATURAL DE GORDURA








MARACUJÁ(o bloqueador natural de gordura)




A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação!



Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso.

A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.



Gordura na mira



Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)”, comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto.



Menos toxinas



Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.



Modo de usar



O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito.

Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições.

Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar”. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não).



Faça em casa



Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. 

Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico – sem agrotóxico. Veja como fazer:



• Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.

• Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.

• Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.

• Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.

• Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.



Nutrientes extras



A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais:

• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.

• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.

• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas de saúde