sexta-feira, 19 de abril de 2013
Prevenção e tratamento da Obesidade
Antes de ser necessário fazer um tratamento da obesidade, deve-se fazer uma prevenção desta doença, que é uma das maiores epidemias do nosso século. Assim, para prevenir a obesidade e os seus riscos para a saúde, é necessário seguir um estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis. Para as pessoas que já sofrem de excesso de peso ou obesidade, o tratamento mantém os mesmos pressupostos: comer menos e fazer exercício físico — a perda de peso será inevitável.
Prevenção da obesidade
Para comer menos a longo prazo terá de aprender a pensar sobre os seus hábitos e padrões alimentares. Pergunte a si mesmo o que o faz comer demais. Será a falta de energia no final da tarde? Sente necessidade de comer um doce à noite? Ou simplesmente não tem tempo ou energia para cozinhar e, por isso, come alimentos processados e fast food? Tomando consciência dos seus hábitos alimentares, ajudá-lo-á a evitar as situações que lhe causam maiores problemas e a alcançar o seu objetivo de peso.
Relativamente à atividade física, deverá fazê-lo de forma progressiva, respeitando sempre o seu organismo. O que importa, acima de tudo, é mudar a sua atitude.
Tratamento da obesidadeNão há comprimidos, fórmulas ou dietas mágicas que parecem boas demais para ser verdade e que não passam disso mesmo.
Quaisquer medicamentos que possam promover a perda de peso só terão efetivamente sucesso se forem acompanhados com uma ingestão de comida mais racional e o aumento da atividade física.
Na maioria dos casos, o tratamento médico da obesidade centra-se numa mudança de hábitos alimentares e estilo de vida. Estas são, pois, as duas regras principais para tratar a obesidade e perder peso de forma saudável: comer menos e aumentar o nível de atividade física.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dicas de saúde
GALERIA MAIS RECENTE
Sete dicas para baixar o nível de triglicérides do sangue
Começar a praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo
MATÉRIA
Conheça os exames que ajudam a deixar seu coração em ordem
Fazer "check up" periodicamente garante a manutenção da saúde
GALERIA
Plano mensal: siga 30 passos e fique longe da hipertensão
Reduzir o sal e praticar exercícios é apenas o começo para controlar a pressão alta
GALERIA
Reconheça sete sinais inusitados para problemas cardíacos
Inchaço nas pernas, calvície e ganho de peso podem indicar alterações no coração
VÍDEO
Previna o diabetes
Os sintomas são perda de peso, sede excessiva, urinar com frequência e falta de energia
GALERIA
Adote 12 medidas para proteger a saúde do coração
Mudanças muito simples mesmo fazem ele bater mais forte
MATÉRIA
Veja diferenças entre eletro, ecocardiograma e ressonância magnética
Conheça quais são as principais indicações para cada método de diagnóstico
Nenhum comentário:
Postar um comentário